terça-feira, 24 de abril de 2012

Beringelas e Courgettes Recheados

Assim, ou assado!
Para agradar e Gregos e a Troianos,
Catalões e Castelhanos!


Uns preferem as beringelas, outros os courgettes, não há nenhum problema... agrada-se a todos!


Os ingredientes variam consoante o que está na gaveta de legumes do frigorífico.

Ingredientes:
3 beringelas;
3 courguettes;
500 g de carne picada (usei carne de porco);
130 g de bacon:
1/2 meio chouriço de carne;
1 cebola grande;
1/2 pimento vermelho;
1/2 pimento laranja;
4 dentes de alho;
2 tomates médios;
100 ml de polpa de tomate;
100 ml de vinho branco maduro;
queijo ralado q.b. (usei emental e flamengo);
oregãos secos;
ervas aromáticas frescas (usei tomilho, oregão e coentros);
piri-piri;
alho em pó;
azeite;
flor de sal.

Execução:









Com a ajuda de uma colher retirar a polpa das beringelas e dos courgettes, tendo o cuidado de não romper as cascas. Temperar com sal, azeite, oregãos  secos e alho em pó.
Levar as beringelas ao forno num tabuleiro durante cerca de 15 minutos (os courgettes não é necessário).








Enquanto prepara-se o recheio: picar as cebolas e os alhos, saltear levemente em azeite; adicionar o bacon e o chouriço cortados em pedaços pequeninos e o vinho branco, deixa-se cozinhar um pouco. Adicionar de seguida a polpa de tomate e a carne, cozinhar um pouco. Seguidamente colocar os tomates, os pimentos, a polpa dos courgettes e metade da polpa das beringelas, tudo cortado em pedacinhos pequeninos. Temperar com as especiarias e deixar cozinhar lentamente. No final salpicar com as ervas aromáticas frescas.
Rechear com este preparado as beringelas e os courgettes e cobrir com queijo ralado.


Levar ao forno até derreter o queijo e se notar que os courgettes estão cozinhados (macios ao toque).


Acompanhei com uma salada de alface.

6 comentários:

  1. Sou fascinado com esses preparos. Combinam com tudo! Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Hummm...Lenita ambas duas ficaram mt bem recheadas, os meus parabens o aspecto é fantàstico!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Mhammm mhammmm deu vontade de almoçar outra vez!

    Nunca experimentei mas com esta receita vou fazer de certeza!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Conheci o blog ao criar uma página para o meu no facebook e fiquei maravilhada com tanta delicia :-)

    ResponderEliminar
  5. Olá Lenita, cá estou eu a vêr as tuas novidades ! Tenho aprendido imenso contigo. Fizeste mais um fantástico prato.
    Bjinhos
    http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. tenho vontade de expermentar agrada-me este prato

    ResponderEliminar