quinta-feira, 5 de abril de 2012

Perú com Ervas Aromáticas e Arroz de Legumes

A minha amiga X é adepta "ferrenha" da cozinha saudável!
No seu quintal cresce uma horta, a sua despensa conta com leguminosas secas que ela coze juntamente com algas e outras coisinhas. 
Não se importa de fazer alguns quilómetros extra para ir buscar legumes frescos e biológicos.
Procura na praça o peixe mais fresco, com a garantia de que foi mesmo pescado no mar.
Faz sopas com cheirinho à cozinha das avós.
Gosto de ficar a cavaquear com ela, falando de algas e tofu, de sal com especiarias, de seitan.
A X cozinha muito bem, sei-o porque já me sentei à mesa dela algumas vezes. 
Ela tem tanto para me ensinar, absorvo o que me diz como uma esponja e tento pôr em prática.
Hoje fui para a cozinha a pensar nela, imaginando como seria o nosso almoço feito por ela.
Inspirada na minha amiga, o nosso almoço foi muito saudável e bastante saboroso.
Quem me dera que a X abrisse um blogue e partilhasse com todos o que ela sabe sobre alimentação boa e saudável! 
Anima-te vá lá, vem ser blogueira!

Ingredientes:
bifes de perú;
dentes de alho;
louro;
salva;
tomilho;
piri-piri;
açafrão;
molho de soja;
alecrim;
azeite;
sal.


Execução:
Não tenho horta, com muita pena minha, mas tenho algumas ervas aromáticas no jardim. É o caso das da foto. Levei-as a estalar em azeite sempre em lume brando.
Cortei os bifes em pedaços pequenos e introduzi neste azeite muito perfumado. Tapei imediatamente, tenho um testo que se adapta na perfeição ao fundo da minha frigideira, ainda por cima posso ver a evolução sem precisar de destapar. A carne cozinhou no seu próprio suco.
Assim que mudou de cor, ficando com aspeto de cozida, adicionei o molho de soja e um pouco de açafrão que lhe deram cor e sabor extra. Deixei que os novos temperos se incorporassem bem. Tapei e retirei do lume.
Entretanto preparei o arroz.

Ingredientes:
arroz carolino;
cebola;
dentes de alho;
ervilhas;
bróculos;
cenouras baby;
talos de coentros;
Azeite;
sal.

Execução:
Estalei ligeiramente no azeite a cebola e o alho. 
Adicionei duas chávenas e meia de água e uma de arroz. Mal levantou fervura juntei os raminhos de bróculos, depois as ervilhas, os talos de coentros (bem migados) e o sal. Deixei cozer em lume brando.
Perto do final acrescentei as cenouras baby, que assim ficaram durinhas.

Gostaste, X?

6 comentários:

  1. Uma refeição muito aromatizada e bem do meu agrado, adorei!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma refeição de aspecto magnífico, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Olá Helena! Só cheguei agora aqui e só posso dizer que és encantadora! Mas um bocadinho exagerada... Blogueira, acho que não vou ser, mas conversas agradáveis contigo sobre comidinha simples e saudável podes ter a certeza. Adorei a receita. Podia muito bem ter sido a do meu almoço hoje, mas por acaso, caí no tofú, como te disse esta semana é a semana do tofú cá em casa. Juliana de legumes (um pouco de tudo que tinha à mão) com tofú e arroz branco a acompanhar.Ah! Não esquecer a sopa de couve galega... Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tofú também comprei hoje e seitan...e mais umas coisinhas boas!
      Não exagerei nada Xana! Sopa está em falta por aqui!!! Nem uma ainda!
      Bjs

      Eliminar
  4. Olá Lenita,
    Prato super saudável!
    Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar