quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pão de Abóbora com Molho de Manteiga e Rum

Hoje comemora-se em muitos locais do mundo o "Dia das Bruxas" ou "Halloween".
Quem, como eu, gosta do mundo da fantasia, do imaginário, tem que se render a esta festividade.
Não vos trago uma receita "assustadora", antes presto homenagem à abóbora, estrela da ocasião.



Pode não ser uma festa tradicional portuguesa, mas se analisarmos bem não nos está assim tão distante, se não vejamos: 
As raízes desta celebração remontam aos povos Celtas que ocupavam a antiga Galia e as ilhas da Grã-Bretanha (aqui bem na Europa), era conhecida por o Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. 
As invasões Romanas mesclaram as tradições celtas com as latinas. Mais tarde o Papa Gregório VI  ordenou que a festa de "Todos os Santos" fosse celebrada universalmente a a 1 de Novembro.  A sua vespertina ou vigília, (que prepara a festa no dia anterior) passou a realizar-se a 31 de Outubro. Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (vigília de todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween". 
Curiosamente a expressão "Dia das Bruxas" apenas é utilizada pelos povos de língua portuguesa!
A utilização de disfarces nasceu possivelmente em França. Muitos outros elementos foram sendo introduzidos ao longo dos séculos por diferentes povos e culturas, as bruxas, por exemplo terão origem nas perseguições da idade média a mulheres e homens considerados curandeiros e/ou pagões.
Achei interessante o facto d a lanterna vegetal (a abóbora esculpida) chamada de "Jack o'lantern" em inglês, se chamar coca em Portugal e Abóbora do "Dia das Bruxas" no Brasil, sendo referida como uma tradição ancestral!
O melhor é mesmo lerem o que a WIKIPÈDIA diz a respeito.



A mim esta festa encanta-me por toda a magia e personagens fantásticos que lhe estão associados, faz sem dúvida as delicias dos pequeninos e de muitos graúdos também!


Analisei várias receitas de pão de abóbora, não segui nenhuma... tirei ideias de todas! 

Ingredientes: rende 2 pães

Massa do pão
4 chávenas de farinha sem fermento T64 + farinha para amassar e bancada (usei quase 1 kg de farinha no total);
1/2 chávena de açúcar;
1/2 chávena de azeite;
1/2 chávena de leite morno (usei kefir);
2 ovos;
1 chávena de puré de abóbora (bem escorrido);
1 colher de café de noz moscada;
1/2 colher de chá de sal;
25 g de fermento de padeiro.

Recheio
canela
açúcar amarelo
sementes de abóbora
nozes

Cobertura
2 colheres de sopa de manteiga;
1/8 de chávena de açúcar amarelo;
1 colher de sopa de leite;
1/2 chávena de açúcar em pó (usei no comum);
1 colher de sopa de rum.



Execução:

Desfazer o fermento no leite morno, adicionar um pouco de açúcar e uma pitada de farinha, misturar e reservar, irá crescer e formar uma espécie de esponja.
Peneirar a farinha, misturar o açúcar e o sal.
Abrir uma cova ao centro e colocar todos os ingredientes líquidos, bem como a esponja de fermento. 
Bater bem a massa, vai ficar bastante peganhenta, é mesmo assim. Deixar levedar até que duplique de tamanho.
Agregar mais farinha à massa, aos poucos até que seja possível formar um bola, mas não demasiada, deve ficar macia, elástica.
Levedar novamente, até duplicar o seu volume.


Enfarinhar a bancada e verter sobre ela a massa.


Salpicar com farinha e dobrar sobre si mesma.
Estender, com o rolo.


Pincelar com manteiga.
Salpicar com o açúcar amarelo e a canela.
Espalhar as sementes de abóbora e nozes partidas grosseiramente.


Enrolar.
Cortar fatias e dispor numa forma forrada com papel vegetal e untada com manteiga.
Ao cortar as fatias não pressionar a massa, usar a ponta da faca. Mergulhar a faca em farinha para que não se pegue à massa entre cada utilização.


Deixar levedar novamente até crescer para o dobro.


Agora levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 35 minutos. 



A cobertura

Levar ao lume a manteiga, o leite  e o açúcar amarelo. Assim que levantar fervura retirar.
Adicionar o açúcar e o rum, mexer bem.
Regar o pão ainda morno e servir.



O sabor e textura da massa lembra-me o bolo rei.
- Tu disseste que era pão e sabe a bolo!
- Ok! É Bolopão.



Buuuu!

23 comentários:

  1. LOL, esta abóbora é mesmo assustadora!!!! Fiquei maravilhada com o teu bolopão. Acho que os fazes como ninguém, um dia tenho que ir aí aprender contigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida seria uma enorme alegria ter-te aqui!
      No entanto em matéria de pão acho que eu teria mais a aprender cpntigo, tenho visto pães maravilhosos no teu blogue! O de cerveja...está nos meus planos.
      Bjs

      Eliminar
  2. Maravilhoso!!!!
    Só delicias a pairar por aqui :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Lindo minha querida Lenita, já o disse várias vezes e volto a repetir, os teus pães e bolos encantam-me :) fico mesmo vidrada a olhar para eles!

    beijinhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  4. Que rico pan ha salido, además si salen dos mejor que mejor…. me gusta, muy mona la calabaza con luces

    ResponderEliminar
  5. wuaua mas que bolo mais bonito e com um miolo mt fofinho gostei mt da cor parabens estas a ficar uma artista de fazer pao os meus parabens bjs e bom friado

    ResponderEliminar
  6. Adorei esta receita, ficou com um aspecto delicioso.
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Lenita,
    Adorei o assustador Buuu!, ficou lindo e aterrador.
    O pão está divino digno das mesas celtas ou romanas, parabéns.
    Beijo,
    Vâmia

    ResponderEliminar
  8. Lenita querida, como sempre vc dá um show em suas receitas. Adorei esse pão de abóbora com nozes, deve ter ficado um sabor surpreendente, e a cor? Que linda. Um belissimo pão. Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que cor maravilhosa, ficou um espanto este pão, mesmo a combinar com a data=) Consegues sempre surpreender, com receitas cada vez mais maravilhosas=) beijinhos

    ResponderEliminar
  10. SE VE VERDADERAMENTE DELICIOSO¡¡¡¡ UN BESO

    ResponderEliminar
  11. Esse pão ficou lindo, maravilhoso, fantástico,adorei.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Lenita, Seus pães arrasam como sempre. adoro.
    O sabor deve ser divino.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderEliminar
  13. Olá querida , tudo bem?
    O seu pão ficou perfeito, fiquei de boca aberta
    com as fotos!

    Beijos, feliz feriado!

    ResponderEliminar
  14. Olá Lenita, sabes que me deixaram de chamar Lenita por volta dos 10 anos!!! acho que foi por ter crescido muito ehehehe
    Obrigada pela tua visita e ainda bem que gostaste, eu também adorei o que já vi no teu blog e também te vou seguir, infelizmente não posso comer estas iguarias lindas e deliciosas que aqui fazes mas pode ser que a adapte algumas.

    Beijinhos
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Olá minha querida Lenita !
    Aqui estou eu de volta aos vossos cantinhos, peço desculpa, mas a semana que antecedeu ao programa foi uma confusão e criou-me uma ansiedade enorme ! Ainda bem que gostas-te, é uma rubrica de dicas que vai passar durante o mês de Novembro, a próxima é dia 8, depois, 15 e a ultima 23. Fiquei muito contente com o vosso carinho, acredita, tive mais apoio de vocês do que propriamente das pessoas conhecidas. Peço desculpa não ter contado nada mas pedriram-me confidencialidade. Por tras disto tudo esta a marca Fairy, que me descobriu através do blog. Estou muito feliz !
    Este teu pão está uma perdição, o recheio hummm, que delicia !
    O meu filho adorou a tua abobora, acabei de lhe mostrar !!!
    Um grande beijinho e obrigada por todo o teu carinho e simpatia.

    ResponderEliminar
  16. Que bolo tão bonito! Ainda bem que puseste ao passo a passo,pois o visual é fabuloso.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  17. Lenita minha linda esse pão merece ser consumido não somente nestas datas.
    Ficou lindo e deve estar delicioso.Fiquei com vontade de uma fatia.Beijos querida, tenha um lindo final de semana.

    ResponderEliminar
  18. Mais um pão soberbo. A cor dele é incrivel e deve ter ficado delicioso.
    Bjs
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Lenita,

    Uma cor fabulosa num pão que mais uma vez faz juz ao talento que tens para ele.

    Ficou maravilhoso, as cores estão magnificas adorei uma vez mais ver como o fizeste, pois o formato está fantástico ! :-)

    Beijo, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  20. Não é bolo, não é pão é bolopão. :D
    O que eu dava por uma fatia dessas, tão tentadora!!
    Obrigado por dares a conhecer um pouquinho mais sobre este dia. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. também fiz pão de abóbora esta semana, mas não tive a sua ideia de arranjar as fatias de forma a ficar parecendo uma abóbora quando pronto

    :)

    ótima ideia a sua (como sempre)

    ResponderEliminar