segunda-feira, 27 de maio de 2013

Arroz com Leite e Anis

Mudar, é preciso mudar!
A mudança nem sempre é fácil e muitas vezes somos-lhe bastante resistentes, mas se for mudar para melhor é bem bom!


A primeira vez que comi "Arroz con Leche" foi em Espanha, é uma arroz doce sem ovos, muito cremoso e aromático. A receita tradicional é feita com canela, mas apeteceu-me mudar-lhe o aroma e a forma tradicional de confeção.
Muitas vezes compramos máquinas e não usamos todas as suas funções. Estava-me a acontecer isso com a MFP (máquina de fazer pão), que tem 12 programas e eu ainda só tinha usado 3!
Resolvi então testar o programa para fazer doces, que tem algumas caraterísticas muito interessantes, ele mexe a baixa velocidade enquanto vai cozendo... o que quer dizer liberdade para mim que não tenho que estar a mexer  a panela!



Na 1.ª tentativa não resultou lá muito bem mas não desisti, voltei a tentar com algumas alterações.
Consegui um bom resultado que hoje partilho com todos.



Não desanime caso não tenha a MDF esta receita pode ser feita de forma tradicional,  semelhante ao arroz doce, mexendo a panela ser parar. 




Ficou um arroz muito cremoso e bem aromático, neste caso com um sabor bem marcado do anis, que eu gosto imenso.


Uma sobremesa muito simples, perfeita para dias preguiçosos, como foi o caso deste domingo.


Vou experimentar fazer arroz doce desta forma e leite creme, doces de fruta... se resultar acaba-se o mexer, mexer, mexer a panela!


Levo este arroz para o passatempo da Aurea no blogue Receitas de Sedução.

31 comentários:

  1. minha linda eu amo arroz doce este seu esta maravilhoso ..parabens
    bjão grandes

    ResponderEliminar
  2. Ai adoro!!! Super cremoso e aromatizado :)

    ResponderEliminar
  3. Ficou bem cremoso! E o toque de anis deve dar-lhe um sabor bem diferente.
    Beijinho, Lenita, boa semana!

    ResponderEliminar
  4. O arroz doce ficou muito bonito, e o anis estrelado deve ter dado um aroma tão bom.
    ótima sugestão.

    ResponderEliminar
  5. Oh Lenita, arroz con leche es una delicia y si encima le añades anis, ya ni me lo imagino¡¡¡¡ pero lo probare, besos

    ResponderEliminar
  6. Eu uso a minha mfp para amassar pão,já fiz compota mas não gostei muito.
    Esse arroz ficou uma maravilha.Boa sorte no passatempo.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto :D Não me queres mandar uma tacinha? ;)

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
  8. Que delícia de arroz! Uma das minhas sobremesas preferidas e parece ter ficado cremoso mesmo como eu gosto.
    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  9. Eu vivo aqui no meio do "arroz con leche", mas prefiro o nosso!! Não há nada como o nosso arrozinho doce!! Mas as tuas tacinhas deixaram-me com vontade de experimentar! Nao sei é se vou ter paciencia de estar de volta da panela!!
    :)
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  10. Minha querida isto ultrapassa a tentação!!!!
    Ficou divinal!!
    Beijinho!
    Boa Semana
    Cláudia

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto tão bom!
    A ideia de o fazer na MFP é engraçada :) Nunca me tinha passado tal coisa pela cabeça :)
    beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  12. Amiga,

    Já usei a MFP para bolinhos, mas para este tipo de iguarias não, confesso que ainda não decidi arriscar...

    As tuas tacinhas estão lindas, as fotos lindas estão e nota-se uma cremosidade intensa e ainda por cima feita sem esforço, que bom !
    Já se comia agora ao lanchinho ! :)

    Um beijinho grande*

    Isabel

    ResponderEliminar
  13. Lenita que bueno, arroz con leche en España jjjj y yo tengo los boles como los tuyos y los he comprado en Porto, jjjj que buena combinación.....

    ResponderEliminar
  14. O meu arroz doce não leva ovos e adorei a ideia da flor de anis. Já a mfp cá em casa é muito usada e já me faltam poucos programas a testar! bjks

    ResponderEliminar
  15. Tem um ar espetacular! Ando há que tempos para experimentar fazer arroz doce com leite de soja e ainda não calhou. Mas ao ver esta tua receita, tive mesmo vontade de a adaptar! Também adoro o aroma e o sabor do aniz.

    ResponderEliminar
  16. Que delicia Lenita! Gostei muito!
    Obrigado pela participação!
    Boa sorte!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  17. Querida Lenita,
    arroz doce é sempre uma boa pedida, seja no inverno ou verão
    é uma sobremesa maravilhosa e irresistível, vc arrasou, as fotos
    estão lindas e tentadoras!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  18. Olá Lenita, que delicioso deve ser esse arroz com leite! E a apresentação da receita está lindissima, como sempre :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Adoro arroz doce Lenita, e esse seu ficou um espetáculo, com aniz, essas tacinhas estão lindas e charmosas. Bela decoração, como sempre. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  20. Hummmm... de dar água na boca!!
    O detalhe do anis deixou as cumbucas super charmosas! Eles são fáceis de encontrar? Será que os encontro no supermercado? Sabe que nunca reparei?!
    Beijos, Mel

    ResponderEliminar
  21. que maravilha :) gosto tanto :)
    e gosto muito da nova apresentação das fotos e da imagem geral do blog :) beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Lenita,
    Eu adoro mudanças e não sou nada aversa a isso. O teu arrozinho ficou bem cremoso, dá para sentir. Adorei e desconhecia essa função da MFP.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  23. Eu adoro tudo o que seja um arroz doce, bem docinho e morninho!
    Nunca experimentei na máquina, só compotas mas sem grande sucesso.
    Vou sempre pelo tradicional método.
    Ficou super cremoso e com um belo perfume :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Amiga Lenita.
    Como vc.deve saber sou alucinada por arroz doce, não importa como ele é feito.
    E também meu licor preferido e erva aromática é o aniz, então vc. juntou duas coisas que eu amo loucamente e me deixou extasiada de desejo de provar essa maravilha de receita.
    Amo tanto aniz que sempre tomo após a refeição, uma dose de licor de aniz com café, fica um aroma no café inconfundível e delicioso, é a minha maneira de adoçar o café.
    Brilhante idéia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Que delícia :) tem muito bom aspecto e a ideia de o fazer na máquina de fazer pão foi genial! Muito bem!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  26. Ficou com um aspecto cremoso e tão bom Lenita :)
    Eu não sou grande fã de arroz doce, mas aposto que mostrando ao meu irmão ele vai ficar colado às fotos :) Que lindas fotos!
    Uma ideia bem diferente de o fazer na máquina de fazer pão!
    Um beijinho querida,

    ResponderEliminar
  27. Uma delícia mesmo o arroz doce! Aqui o fazemos com coco....beijinhos e um domingo de luz!

    ResponderEliminar
  28. Olá Lenita,
    Sem dúvida é uma versão muito tentadora este arroz com leite e anis, cremoso é uma deliciosa sugestão para um lanche.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  29. Super cremoso, diria eu!
    E tendo a maquinaria, mau era não lhe dar o seu devido uso. :)
    Passa uma taça. :p

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar