sexta-feira, 31 de julho de 2015

Flores de Abóbora Recheadas

Olhei para ti e foi como ver um pedacinho de sol beijando a terra.
És tão linda e delicada, lembras-me as asas de uma fada.
Pudicícia sem igual... casta, inocente e recatada, tens a inocência de menina que deseja ser mimada.
Tão raro é poder ver-te em todo o teu esplendor, porque te escondes de mim meu amor?



Uma excentricidade, assim podemos chamar a esta receita! Não porque seja difícil de executar é até bastante simples, mas porque conseguir as flores não é tarefa fácil. A melhor forma é semear abóboras ou curgetes. Então e quem não tem horta?
Pode fazê-lo num vaso grandinho, usando terra fertilizada com compósito (ou estrume orgÃnico) e muita água. O meu pé  de abóbora cresce num pequeno canteiro e até já tem um fruto a desenvolver, mimo-o todos os dias! Tive sorte porque tem dado imensas flores mas, mesmo assim, conseguir juntar o número suficiente requereu colher 3 dias seguidos, preservando-as num saco hermético, ligeiramente humedecidas e colocadas no frigorifico. 




Estas jóias cor de sol florescem pela manhã e permanecem abertas por um período muito curto.
Só para terem uma ideia, deixei uma flor sem colher para usar na foto final e quando terminei de confecionar a receita e flor já tinha fechado! 



Nunca tinha feito, nem comido este petisco, mas depois de ver tantas receitas pela net tinha imensa vontade de experimentar, embora estivesse um pouco cética quanto ao resultado final.

Sabendo que a origem deste prato é a Itália e que também faz parte da gastronomia grega, senti-me mais confiante no resultado.




Foi uma boa surpresa porque de facto é muito bom. Claro que o recheio é muito importante, por isso resolvi apostar numa combinação de sabores que já conhecia bem, com poucos ingredientes, porque quase sempre o mais simples é mesmo o melhor. 



Mesmo nas tarefas mais simples não dispenso o auxílio das minhas "ferramentas" da Borner.  O ralador que vêem na imagem é muito versátil, usei-o para ralar o queijo. Faz uns fios maravilhosos com a cenoura, beterraba, nabo, cugete, etc. Sinto-me uma felizarda por ter esta fantástica empresa com parceira do blogue. Muito obrigada Maria Pereira.


Flores de Abóbora Recheadas

Ingredientes:

6 a 8 flores de abóbora (ou cugete);
250 g de queijo Mascarpone (queijo creme ou Ricotta):
50 g de presunto;
50 g de queijo Parmesão;
1 ramo de manjericão;
pimenta preta de moinho q.b.
1 pitada de flor de sal (Necton);
óleo para fritar q.b.

Tempura:

65 g de farinha para tempura (ou farinha de trigo);
80 ml de cerveja gelada;
sal marinhpo q.b.




Execução:

Lave cuidadosamente as flores, coloque sobre papel absorvente e exugue-as.
Retire o estame cuidadosamente, se a tarefa se tornar difícil faça um corte longitudinal na flor.
Rale o queijo Parmesão, misture-o com o queijo Mascarpone, o presunto e o manjericão picados. Tempere o recheio com um pouco de pimenta preta, acabada de moer, e uma pitada de flor de sal.
Recheie as flores, usando um saco de pasteleiro ou uma colher pequena. Feche a flor sobrepondo  os bordos (caso a tenha cortado) e torcendo a extremidade como se fosse um rebuçado.
Prepare o polme misturando bem a farinha com a cerveja, tempere com sal.
Mergulhe uma flor de cada vez no polme e escorra bem.
Leve a fritar em óleo bem quente, tenha atenção porque ficam douradas muito rapidamente.
Depois de fritas coloque as flores sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
Sirva-as de seguida.



Podem-se rechear as flores sem as cortar, para isso coloca-se o recheio num saco de pasteleiro e introduz-se, com cuidado, no interior das mesmas. Eu optei pela solução mas fácil uma vez que as flores de abóbora são bastante maiores do que as da cugete,  por issotorna-se mais difícil alcançar o estame sem as danificar. Apesar disso não abriram ao fritar.




Preparei uma tempura bastante liquída, não queria que as flores ficassem com uma camada grossa que as ocultasse. Usei uma variedade de farinha especial para tempura que comprei em Espanha. Julgo que se consegue encontrar por cá nas lojas de produtos asiáticos. Pode ser substituída por farinha de trigo normal sem problemas, mas a consistência deve ser  semelhante a um iogurte liquido.
Também deve ficar muito bom com panko (pão duro ralado). 







Gostei imenso deste petisco! Vou começar a guardar novamente flores para poder repetir.

9 comentários:

  1. Olá Lenita, espero que estejas a gozar umas boas férias.
    Gostei imenso das tuas Flores de Abóbora Recheadas.
    É um petisco de grande versatilidade, pois cada um pode variar o recheio conforme o seu gosto pessoal e eu gostei muito do teu.
    Esqueceste-te de dizer que os estames estão na travessa só para enfeitar. Podem pensar que são para comer e por regra são muito amargos. Ou eu estou errada?
    Fiquei curiosa para conhecer a farinha especial para tempura. Vou estar atenta quando for às compras!
    Uma boa semana. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bombim,
      Realmente os estames só usei para decorar, não os comemos, não faço ideia se são ou não amargos!

      Eliminar
  2. Está aí um belo e original petisco. Realmente não é fácil encontrar essas flores. Irei ficar de olho no quintal dos meus avós! :)

    ResponderEliminar
  3. Ola Helena! Adorei as tuas flores! Também já há muito tempo que tenho vontade de experimentar ! Apesar de ter horta, este ano não pus courgetes :( Acho que vou ter de experimentar a tua receita para o ano que vem!!! Mas vou guardá-la!! Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Hummm vi uma vez num programa do Jamie Oliver umas flores de courgette recheadas e fritas, e fiquei de olho na receita.
    Ainda não arranjei flores nem de abóbora nem de courgette para fazer mas tenho que fazer, está na minha lista. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/almondegas-vegetarianas-estufadas-com.html


    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/almondegas-vegetarianas-estufadas-com.html

    ResponderEliminar
  5. Lenita, a receita é encantadora mas o que mas estou a gostar é das tuas fotos que estão cada vez melhores :)

    ResponderEliminar
  6. Lenita meu doce anjo eu amo flores de abóboras ou até mesmo os brotos cozidos ,sã minha paixão e esta sua flor esta maravilhosa estou aqui com agua na boca de tão gostosa menina que delicia amei estas de parabens bjokas doces

    ResponderEliminar
  7. Olá. Estive em Roma há duas semanas e além das alcachofras a la romana que já conhecia e das trufas comi umas "fiori di zucca" como entrada que adorei. Não sabia o que estava a comer e por isso fui investigar. São flores de abobrinha recheadas com queijo mozarela bem escorrido e passadas por um poluem idêntico ao nosso dos peixinhos da horta, aliás o aspecto é semelhante. Estou com vontade de experimentar. O difícil mesmo será encontrar as flores de abobrinha...

    ResponderEliminar
  8. As cores são magníficas...apetece experimentar logo...logo....

    ResponderEliminar